sábado, 13 de outubro de 2012

O ÍNÍCIO.

Esta é minha primeira postagem, na verdade, minha apresentação. Criei este blog para poder compartilhar com todas as pessoas que eu gosto, algo que eu amo muito: cozinhar!Cozinhar tem vários significados e o mais conhecido deles é para matar a fome.Para mim cozinhar é o mesmo que amar. É o mesmo que ter carinho. É o mesmo que querer cuidar. É o mesmo que querer acalentar.É um gesto mínimo de mostrar o quanto aquela pessoa para quem eu estou cozinhando, ou preparando um prato, é importante para mim.É doar-se. É colocar ali, naquela comida, tudo quanto é sentimento bom. Não me importo com os elogios, sinceramente. Há aqueles que o fazem para receber um montão deles. Eu não. Por que eu sei que me doei o máximo naquilo que fiz, então, só o fato de ver um prato já vazio, ou alguém o repetindo, já me dá uma sensação prazerosa e de alívio. Me lembro quando pequena, tínhamos um quintal grande na frente da casa, com bastante plantas, terra, muito diferente de hoje em dia. Juntávamos eu, minha irmã, nossos amiguinhos da vizinhança e brincávamos de casinha. Eu era a mamãe. Os meninos faziam uma pequena fogueirinha e eu, pegava uma lata de leite em pó e pegava escondida da minha mãe um pouco de arroz e sal, por que naquela época era tudo muito caro e escasso, minha família sempre passou por momentos de dificuldades, e tirar um pouco que fosse da dispensa faria falta lá na frente. Sabemos que criança não deve brincar com fogo, mas ninguém, nestas brincadeiras se queimou e o arroz, apesar de ter ficado meio duro, ficou gostoso, por que todo mundo gostou!Minha mãe não tinha paciência e talento nenhum na cozinha, eu falo até hoje que ela não tinha o dom de cozinhar, pois ela fazia o básico por que era, vamos dizer assim, "obrigada". (Mãe, não estou mentindo, né?). Então, mesmo eu ficando ali do lado dela no fogão, vendo-a cozinhar, ela não se importava com minha curiosidade, e não me deixava chegar perto. Quem me ensinou a cozinhar foi uma mestra muito, muito querida e generosa: minha avó e madrinha, a MÃE Anna. Era assim que todos os netos a chamavam carinhosamente, de mãe Anna.E como toda vó, ela foi a única que teve a paciência de me ensinar a fazer meu primeiro arroz aos 7 anos de idade. Não sei se foi de tanto eu insistir que ela acabou cedendo, mas eu acho que não, por que ela deu continuidade nisto, e aprendi toda minha base culinária com ela. Quem, de nossa família, não se lembra dela, preparando aquele mundo de comida, servindo a todos, e se sentando por último á mesa, só pra se deliciar com todos lambendo os beiços e repetindo o prato, toda feliz e orgulhosa? isto se chama amor. E graças a Deus eu aprendi com ela a espalhar este amor.  Este tipo de amor não enche estômago nem barriga. Enche o peito de carinho!O engraçado é que mesmo com dor, mal humor, falta de vontade (sim, sou um ser humano, e ás vezes meu corpo emperra...) eu cozinho. E cozinho com afinco, com dedicação. Por que não quero passar para aqueles que vão provar o que eu estou fazendo, tudo de negativo que estou sentindo naquele momento. Jamais! Tem gente que fala: "se está de mal humor, nem entra na minha cozinha"! Eu não. Não tem tempo ruim pra mim. Na cozinha não.Nossa, por ser o primeiro post, está ficando muito longo, né? Também, isto que dá querer contar a vida toda!  Eu me empolgo, he he he!Mas vamos ter tempo para contar mais histórias por ai. Conforme for postando, vou contando mais um pouquinho, cada receita vai ter uma pequena história. Vou pegar meu caderninho de receitas, que deve estar jogado num canto qualquer, cheio de poeira, e vou colocar as mãos na obra! Vou escolher com carinho o que postar aqui.E vou aceitar participações, viu? Quem tiver uma receita legal, de família, que queira postar aqui, explicando o passo a passo, tudo certinho, vai ser bem vindo, tá?Então tá! Um beijão a todos e até o próximo post!


Um comentário:

  1. Hey minha querida irmã, que da hora seu blog, adorei a apresentação! tivemos o melhor exemplo pra quem gosta de cozinhar que foi nossa querida Mãe Anna, como escrevi no facebook, acho que vai ficar mais apetitoso o blog, se postar a receita com fotos, tipo passo a passo, igual ao Rainhas do Lar, sem falar que vai deixar todo mundo com água na boca, vou preparar algo aqui pro almoço e vou fotografar e depois te passo a receita e as fotos, ok? boa sorte nesse seu novo empreendimento, bj e vamo que vamo!

    Velto!

    ResponderExcluir